top of page

PROJETOS

Conheça nossos Projetos

Combate

A categoria combate participa das competições chamadas de guerra de robôs no qual duas ou mais máquinas rádio controladas usam métodos variados para destruir ou imobilizar o robô adversário. Esses robôs são divididos por peso que varia de 150 gramas até 99,8 Kg e tipo de arma que pode ser ativa ou não ativa.

   Estamos trabalhando em um robô de combate com o peso máximo de 5,44 Kg e com arma ativa do tipo Drum. Esse tipo de arma consiste em um tambor de alta rotação que tem como objetivo acertar seus adversários jogando eles o mais alto possível trazendo danos nos mesmos.

Sumô Lego

Na categoria de Sumô Lego, temos que criar um robô totalmente autônomo que possui como principal objetivo empurrar o robô adversário para fora do dojô (ringue). Este robô precisa estar dentro das limitações de dimensões e peso impostas por cada competição.

Para concluir este objetivo, a equipe RoboCap possui kits LEGO Mindstorms EV3, um dojô e o software ROBOTC. Desta forma, cada integrante da categoria Sumô lego cria a estrutura do seu robô de acordo com a sua estratégia de luta, dentro das limitações de dimensões  e peso, além de uma programação feita no ROBOTC com linguagem C++ para que o robô seja totalmente autônomo e saiba lidar com situações da luta.

Portando a equipe RoboCap está sempre em busca de inovações, estratégias,  para esta categoria, que a cada ano ganha mais competidores.

Simulação 2D

Criada no primeiro semestre de 2012 e agregada à RoboCap no fim do mesmo ano, a Simulação2D já chegou a conseguir um bom destaque na competição mundial. Hoje seu código encontra-se em estudo e aprimoramento com o objetivo de conseguir um resultado ainda melhor.

Consiste na simulação de um jogo de futebol com as mesmas regras de um jogo real. A programação é Orientada ao Objeto em C++. As competições são organizadas pela Robocup que tem como objetivo fazer uma disputa entre um time de robôs e o time campeão da Copa do Mundo em 2050.

Follow Line

O Johnny Fast é um robô seguidor de linhas projetado para competições. Por meio de sensores de refletância o robô deve identificar o caminho de uma linha na superfície da pista e realizar o trajeto o mais rápido possível. O projeto conta com seu circuito integrado ao chassi e software desenvolvidos especificamente para o este. Foi incorporado encoders para análises de velocidade, e para atender as demandas e melhoramento foi elaborado um controlador PID para correção de trajeto do robô.​

Robô Sumo  Autônomo 3kg

O projeto consiste em simular e construir , desde a parte mecânica , elétrica/eletrônica , programação e estrutural de um robô de ate 3kg que não seja controlado por nenhum dispositivo manual para participar de campeonatos durante a faculdade.

Este projeto foi iniciado em 2017/1 e tem como objetivo participar de futuras competições.

 

O jogo começa com dois robôs sendo colocados no dohyõ(plataforma de combate), em seus respectivos lugares, onde estes são ligados e de forma autônoma e começam a se enfrentar, recebe um ponto aquele robô que empurrar seu adversário para fora, ou permanecer na plataforma de combate, são 3 rounds de 1 minuto podendo ser acrescido 30seg. caso não haja um vitorioso. Vence a partida aquele que fizer 2 pontos.

© 2018 EQUIPE ROBOCAP - UFSJ CAMPUS ALTO PARAOPEBA

  • Facebook Social Icon
bottom of page